sábado, 5 de junho de 2010

Cidades - Belo Horizonte (MG)

Neste primeiro tema temos a intenção de mostrar um pouco da arquitetura e dos contrastes de nossa cidade Belo Horizonte.

Secretaria de Estado de Educação - Praça da Liberdade maio/2010
O prédio da antiga Secretaria de Estado de Educação foi construído com projeto do engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães e seguiu a tendência estilística adotada para as edificações da nova capital - a eclética, com predominância de elementos neoclássicos franceses. As obras tiveram início em 1895, administradas pela comissão construtora da nova capital. A edificação irá abrigar o Museu das Minas e do Metal EBX, integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Foto: Sérvio Ferreira - maio/2010



Palácio do Governo de Minas Gerais - Praça da Liberdade maio/2010
Foi construído no ano de 1897. Com um traçado neoclássico, o palácio mescla estilos arquitetônicos que vão desde o Luis XV ao mourisco. A escadaria principal foi fundida na Bélgica e apresenta um elegante estilo art nouveau. Os jardins eram prolongamentos da praça, porém sem as grades que hoje cercam o palácio.
A estrutura do prédio é constituída por três pavimentos que serviram de moradia aos governadores e suas famílias.
Por volta dos anos 1960, o arquiteto Oscar Niemeyer propôs a demolição do palácio para a construção de um moderno edifício vertical. A idéia, porém, foi vetada. Abandonado nos anos 1970 pelos governadores que preferiram trabalhar no Palácio dos Despachos.
Foto: Sérvio Ferreira - maio/2010


Edifício Niemeyer - Praça da Liberdade maio/2010
Com 12 andares residenciais, as formas curvilíneas do Edifício Niemeyer fazem contraponto aos outros estilos arquitetônicos presentes na Praça da Liberdade, destacando a edificação no conjunto. Um dos marcos da arquitetura moderna no Brasil, o prédio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954, foi construído em 1955.
Foto: Sérvio Ferreira - maio/2010



Prédio neogótico, em estilo manuelino, localizado na Rua da Bahia, nº 1149, esquina com Av. Augusto de Lima, foi construído em 1914. Já abrigou instituições de grande importância histórico-cultural para Belo Horizonte, como o Conselho Deliberativo da Capital, depois denominado Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal, a primeira rádio da cidade (PRC-7, Rádio Mineira), a Escola de Arquitetura da UFMG, o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães e o Museu da Força Expedicionária Brasileira.
Foto: F.Latini 10-01-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário